Muitos usuários de lentes de contato têm feito uso de boas soluções de limpeza e conservação das lentes, bem como, efetuado o descarte na época esperada. No entanto, ainda são poucos os que conhecem a necessidade de manutenção adequada também do estojo das lentes.
O estojo deve ser limpo, ao menos uma vez na semana. Para tanto, deve-se usar uma escova de dentes (obviamente, destinada exclusivamente para esta finalidade), mas nada de água e sabão.
A justificativa desta proibição deve-se à ocorrência comum de um microorganismo na água, a Acanthamoeba sp, o qual poderia trazer sérias lesões de córnea, caso contaminasse as lentes ou o estojo.
Uso da mesma solução de limpeza e manutenção das lentes de contato também na higienização do estojo.
O recomendável é que se utilize a mesma solução de limpeza e conservação das lentes na limpeza do estojo. Há quem prefira, fazer um enxágue com soro fisiológico em seguida. O estojo deve, então ser seco com papel toalha e deixado ao sol por alguns instantes. Idealmente, o estojo, deveria, ainda, ser substituído a cada 6 meses.
Tais cuidados com o estojo, mais os cuidados com as lentes, são considerados trabalhosos por alguns usuários de lentes de contato. Por este motivo, muitos desses pacientes, apesar de bem adaptados ao uso de lentes de troca programada com descarte mensal, por exemplo, têm optado pelas lentes de descarte de diário, ou mesmo, pela cirurgia refrativa. Mas este já é assunto para uma outra ocasião.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário