A rapidez com que o Novo Coronavírus (COVID-19) tem se alastrado por todo o mundo tem feito com que autoridades de saúde e a comunidade científica, num esforço legítimo para conter a pandemia, façam recomendações de cunho teórico, uma vez que não houve tempo para que evidências científicas mais consistentes pudessem ser estabelecidas.
Neste sentido, a Academia Americana de Oftalmologia propôs, entre outras medidas, a suspensão do uso de lentes de contato, tanto quanto possível (como pode ser visto no link: https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/coronavirus-covid19-eye-infection-pinkeye). Isto porque, ao menos teoricamente, os vírus poderiam encontrar, na superfície dos olhos, uma via de entrada, infectando o usuário das lentes, os quais precisam tocar os olhos para colocação e retirada das lentes. Nesta mesma recomendação, afirmam ser muito mais provável o contágio por boca ou nariz e reforçam a necessidade de medidas básicas de higiene e isolamento social.
Na situação de pandemia em que vivemos, como forma de minimizar o contato social, consultas Oftalmológicas de rotina, ou procedimentos eletivos como Cirurgia Refrativa ou de Catarata devem ser adiados para quando a situação estiver sob controle. A partir de então, procure por seu Oftalmologista de confiança.
Até o próximo post.
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário