Não, você não está relendo o post de 19/10/2019… Na verdade, o que pretendo, ao longo desta e das duas próximas publicações, é aprofundar alguns aspectos do que já fora discutido.
É verdade que a maior parte dos pacientes de catarata é operada por volta dos 60 anos, mas idade é apenas um dos fatores a serem considerados na indicação.
Há quem, eventualmente, procure por uma segunda opinião, principalmente quando o colega baseia a indicação excessivamente “no ‘quanto’ o paciente enxerga” (ou no que “deixou de enxergar”) ao exame.
Particularmente, acredito que o mais importante para a definição do melhor momento para a indicação da cirurgia seja a vontade do paciente. Em outras palavras: enquanto o paciente considerar que, apesar da catarata, consegue visão satisfatória para realizar adequadamente as tarefas cotidianas, o procedimento pode esperar, ainda mais considerando o quanto esse público encontra-se ativo atualmente.
Incluir o paciente na tomada de decisão sobre o próprio tratamento, buscando orientar, ao invés de condicionar condutas. Esta é a postura que deve ser adotada, sempre, pelo Oftalmologista.
Até o próximo post: Tipos de Lentes Intraoculares.
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário