Personalização é um termo recorrente em nossos posts, não por acaso… Cada pessoa apresenta demandas próprias, as quais geram expectativas. Cabe ao Médico entender essas demandas e, a partir disto, propor tratamentos que as cumpram o mais fielmente possível.
Segue um exemplo: no último dia 14, atendi a uma paciente de 30 anos, moderadamente míope para um dos olhos e com alta miopia no outro, condição chamada anisometropia. Ela buscava correção cirúrgica do problema, pois só alcança visão de boa qualidade – virtualmente 100% – em uso de lentes de contato. A partir da avaliação Oftálmica de rotina e dos exames pré-operatórios apropriados, sugeri a ela que passasse por Cirurgia Refrativa a LASER para o olho de menor miopia e por implante de Lente Intraocular Fácica para o olho “mais míope”. A paciente esperava (mais uma vez) ouvir que, não sendo candidata ideal à correção a LASER para os dois olhos, deveria seguir usando lentes de contato… à expressão de certo desânimo, seguiu-se uma de surpresa e, então, um sorriso. Uma vez compreendida a proposta, a paciente a aceitou prontamente, devendo ser operada em breve.
Mais do que simplesmente “enxergar bem”, esta paciente deseja alcançar boa visão sem o uso de lentes de contato. A conduta foi elaborada com o intuito de atender a esta demanda.
Tão importante quanto conhecer as diferentes alternativas de tratamento, no que se refere a indicações, limitações e vantagens potenciais de cada uma, é empregá-las de modo a satisfazer os anseios dos pacientes.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário