Insatisfacao-2

Foco na (IN)Satisfação do Paciente Operado de Catarata

I can’t get no satisfaction!!!… Mick Jagger & Keith Richards.

A fórmula parece infalível:

Cirurgião Habilidoso + Tecnologia de Ponta = Paciente Satisfeito

No entanto, não é o que se observa no dia a dia da Cirurgia de Catarata vez ou outra. Diversos pontos-de-vista existem a respeito dos porquês. Eu gostaria de expor meu próprio.

Em minha análise parto do resultado, p/ então considerar os demais componentes da equação:

  • Entendo por Paciente Satisfeito, como aquele que teve as expectativas compreendidas e atendidas (ou superadas), em termos de resultados cirúrgicos. Assim, pacientes com expectativas subestimadas ou inalcançáveis, certamente, ficarão insatisfeitos, ao menos, parcialmente.
  • O termo Tecnologia de Ponta refere-se tanto a equipamentos utilizados na captação de informações sobre as condições dos olhos dos pacientes, quanto a instrumentais ou insumos cirúrgicos. Possivelmente, é o elemento menos sujeito a diferenças entre serviços bem estruturados atualmente.
  • Finalmente, Cirurgião Habilidoso refere-se, intuitivamente, aquele que domine e execute com precisão as técnicas operatórias. A meu ver, neste aspecto reside grande parte das causas causas de insatisfação, pois raramente considera-se que, no rol das habilidades desejadas a um cirurgião, esteja também a capacidade de comunicar-se c/ clareza, compreendendo e fazendo-se compreender. Ao esclarecer adequadamente os pacientes, o cirurgião proporciona expectativas coerentes c/ a tecnologia atual, além de permitir que os paciente participem na tomada da tomada de decisões sobre o próprio caso.

Assim, proponho uma sutil, mas importante modificação na fórmula:

Cirurgião Habilidoso e Comunicativo + Tecnologia de Ponta = Paciente Satisfeito

Até o próximo post.

Giuliano Freitas – Oftalmologista.

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