A retina é a estrutura responsável pela conversão da luz em estímulos neuronais capazes de serem processados pelo cérebro. Para que funcione adequadamente, a retina deve estar posicionada sobre outras estruturas que compõem o fundo do olho. No entanto, há situações em que a retina perde, parcial ou totalmente, o posicionamento ideal.
O descolamento da retina pode apresentar-se como perda súbita e indolor da visão, sem sintomas prévios. Mas o mais comum é que antes de algum comprometimento visual importante, a pessoa perceba aumento na quantidade de moscas volantes (também conhecidas como floaters), flashes sem causa aparente ou embaçamento de parte da visão no olho acometido.
Qualquer pessoa pode sofrer um descolamento de retina; fatores como miopia elevada (geralmente maiores que 5 “graus”), antecedentes familiar ou pessoal de descolamento aumentam as chances de ocorrência da doença. Não deve haver demora até o início do tratamento, o qual é cirúrgico. Quanto menor o tempo entre o começo do problema e o tratamento, maiores as chances de recuperação visual.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Conheça nosso serviço de TELEMEDICINA.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário