A pergunta é simples, a resposta nem tanto. Posto de outra forma, o que está sendo perguntado é sobre a hereditariedade de determinados problemas de visão, ou simplesmente, a possibilidade de filhos terem problemas semelhantes aos dos pais.
O primeiro aspecto a ser considerado para a resposta é o motivo pelo qual os pais utilizam óculos:
- Se exclusivamente para leitura de perto, por já terem mais de 40 anos… Sendo este o caso, também os filhos precisarão de óculos, quando eles mesmos tiverem esta idade. Para esses casos, não estamos falando, de alguma doença, mas de presbiopia;
- Se apresentam miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo… Sabe-se que há fatores genéticos para essas doenças; no entanto, evidências têm sugerido que fatores ambientais como uso excessivo de telas (como as de celulares ou tablets), associado a períodos cada vez mais curtos de atividades à luz do sol, favorecem o desenvolvimento de miopia, por exemplo;
- Se têm ceratocone. Existe alguma controvérsia sobre o padrão de herança do ceratocone, mas ao que parece múltiplos genes (potencialmente herdáveis) estão envolvidos, bem como fatores ambientais (exposição a alérgenos), além do (péssimo) hábito de coçar os olhos. É relativamente comum, a ocorrência de casos de ceratocone entre parentes de primeiro grau.
A mensagem que deve ser lembrada é a de que tanto fatores genéticos, quanto ambientais estão, em alguma medida, envolvidos no desenvolvimento desses problemas de visão. Isto torna difícil prever com a exatidão desejada pelos pais, quais as chances de os filhos serem acometidos também. Finalmente, vale a recomendação de que sejam feitas visitas regulares ao Oftalmologista de confiança da família, o qual pode orientar a conduta mais apropriada caso a caso.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Conheça nosso serviço de TELEMEDICINA.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário