O que é a Catarata?

Catarata é o nome que se dá ao cristalino (lente natural de nossos olhos) que perdeu a transparência (geralmente pela idade, ocorrência de certas doenças como o diabetes ou trauma ocular, uso de certos medicamentos entre outras causas). Na figura, pode-se notar o aspecto esbranquiçado que a catarata pode dar à pupila.

A Moderna Cirurgia da Catarata
Já se foi o tempo em que a cirurgia de catarata objetivava somente a substituição do cristalino com catarata por uma lente artificial transparente. Àquela época, a cirurgia exigia o uso de suturas (ou “pontos”) e a injeção de agentes anestésicos atrás do olho; internações para a realização desses procedimentos eram comuns. Além disto, essas cirurgias apresentavam baixa previsibilidade quanto aos resultados visuais: ora muito bons, ora nem tanto. Por tudo isto, em geral, a indicação cirúrgica habitualmente era postergada o máximo possível, até que a catarata estivesse “madura”, como se dizia.

Atualmente, a cirurgia de catarata pode ser realizada sob sedação leve, supervisionada por Anestesiologista, e anestesia tópica, ou seja, mediante o uso de colírio anestésico. Pontos ou curativos oclusivos (os “tampões”) não são mais rotineiramente utilizados. Disto, decorre que o paciente recebe alta minutos após a conclusão do procedimento.

A depender de preferências pessoais do paciente, bem como, de condições específicas de cada olho, demonstradas pelos exames pré-operatórios, o cirurgião de catarata tem condições de recomendar o modelo de lente mais apropriado dentre os vários existentes (tais como as lentes esféricas, tóricas, multifocais, de foco extendido, ou combinações desses modelos), a fim de tornar o paciente o minimamente dependente do uso de óculos no pós-operatório. Em outras palavras, “o melhor tipo de lente” para um determinado paciente, pode não representar, necessariamente, a melhor alternativa a outro.

Por tudo isto, atualmente, a cirurgia de catarata é a cirurgia eletiva mais realizada em todo o mundo, com altos níveis de satisfação por parte dos pacientes, sendo indicada para cataratas cada vez mais iniciais.

Ao receber o diagnóstico de catarata com indicação cirúrgica, procure um cirurgião de catarata de sua confiança.