A córnea, estrutura transparente situada à frente da parte colorida dos olhos, é extremamente sensível, recebendo inervação 400 vezes maior que aquela da ponta dos dedos. Disto, decorre que o desconforto causado por um “cisco” nos olhos costuma ser desproporcionalmente incomodativo.
Abrasões Corneanas são lesões que acometem a camada mais superficial da córnea, costumando ser muito dolorosas, levando a lacrimejamento, sensibilidade aumentada à luz e “olho vermelho” eventualmente. Uma série de fatores pode levar ao aparecimento de abrasões corneanas, como: exposição à poeira, contato com instrumentos pontiagudos, unhas, folhas de papel, lentes de contato mal-adaptadas, entre outros.
Nos primeiros socorros prestados em alguém com suspeita de abrasão corneana, estão proibidos: utilizarem-se colírios de outras pessoas, ou adquiridos sem prescrição médica; manipular o olho com a ponta dos dedos, ou com “cotonetes”; enxaguar olho com água corrente, ou recolocar as lentes de contato de uso habitual do paciente. Caso esteja disponível, o enxágue com soro fisiológico estéril pode trazer algum alívio. Idealmente, o paciente deve procurar, o quanto antes, por avaliação Oftálmica. Felizmente, apesar de todo o sofrimento que causam à pessoas, as abrasões corneanas, comumente não geram danos permanentes aos olhos. Quando prontamente tratadas, o desconforto esvaece rapidamente.
A ocorrência de corpos estranhos retidos na córnea pode determinar queixas semelhantes às da abrasão corneana. Mas este é assunto p/ um próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário