Anúncios sobre o uso de LASER na cirurgia de catarata, com expressões do tipo: “melhores resultados” ou “maior segurança no procedimento” não são raros, assim como não são poucos os pacientes que perguntam sobre o tema no consultório.
O uso do LASER em certas áreas da Oftalmologia, como Cirurgia Refrativa ou Retina, trouxeram avanços inquestionáveis, estabelecendo padrões de tratamento. Para que possíveis vantagens do LASER, especificamente para a cirurgia de catarata, possam ser analisadas é importante que se saiba que não houve substituição do procedimento convencional, a chamada facoemulsificação, por um “novo” procedimento a LASER. Ocorre que algumas etapas da facoemulsificação, podem também ser realizadas a LASER.
Há, no meio científico, poucos estudos comparando o método tradicional, ao do LASER, ora sugerindo vantagens com o uso do LASER, ora que os métodos são equivalentes. Em janeiro, o Journal of Cataract and Refractive Surgery, prestigiado veículo de comunicação científica, trouxe um dos mais bem estruturados estudos disponíveis, segundo o qual não foram encontradas vantagens, em termos de resultados visuais, ou maior segurança associada à cirurgia utilizando-se LASER.
Na Medicina, novas tecnologias surgem a todo tempo. Aquelas que se mostrarem realmente vantajosas, certamente, seguirão evoluindo continuamente. Há chances de que o LASER na cirurgia de catarata seja um desses casos. No entanto, o bom senso exige que as expressões citadas no primeiro parágrafo não sejam utilizadas, pois não encontram, até o momento, embasamento científico. Seria como acreditar numa primeira impressão, sem verificar a realidade dos fatos, para dizer o mínimo.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Add a Comment
You must be logged in to post a comment