Ocorre, vez ou outra, no consultório: paciente, já operado de catarata, questiona se as lentes implantadas poderiam ser “trocadas” por lentes mais modernas. Tal questionamento é mais comum entre pacientes operados há 20 anos ou mais… Isto, pois o uso de lentes intraoculares capazes de torná-los menos dependentes de óculos, como as multifocais, asféricas ou tóricas, tiveram o uso difundido, justamente, ao longo das duas últimas décadas…
A resposta que costumo oferecer é a seguinte: “Sim, é possível… No entanto, esta opção deve ser analisada criteriosamente…”. O procedimento de explante e substituição de lente intraocular, aventado por esses pacientes, costuma ter porte e riscos maiores que o da própria cirurgia de catarata. Alternativamente, costumo oferecer à maioria dos casos, o chamado implante de lente suplementar. Trata-se da colocação de uma lente adicional desenvolvida para oferecer o diferencial que falta à lente previamente implantada, como multifocalidade, a partir de um procedimento mais simples e seguro.

A mensagem que deve ficar é a de que, idealmente, o paciente deve optar, desde o planejamento da cirurgia de catarata, por lentes que ofereçam a melhor qualidade visual possível. Mas que existem alternativas naqueles casos em que os pacientes desejem fazer um upgrade na qualidade visual. Informe-se sobre com seu Oftalmologista de confiança.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário