Ao final de minhas consultas, costumo perceber duas reações opostas entre pacientes por volta dos 60 anos: SURPRESA, ao serem informados de que já estão com catarata; seguida por ALÍVIO, ao perceberem que serão eles mesmos que determinarão a ocasião mais adequada à realização da cirurgia, geralmente, quando já não estiverem satisfeitos com a visão que alcançam por meio do uso de óculos, ou lentes de contato.
Até pouco mais de 20 anos, era comum que se adiasse, ao máximo, a indicação da cirurgia. Esta postura era justificável, não só pela menor previsibilidade nos resultados visuais, mas também, porque os procedimentos anestésico e cirúrgico eram mais invasivos que os atuais. A tendência atual é justamente a oposta: indicam-se cirurgias para cataratas mais iniciais, tanto porque a cirurgia e a anestesia evoluíram grandemente, bem como, porque as novas lentes intraoculares oferecem excelente qualidade visual, diminuindo a necessidade de óculos, ou lentes de contato, no pós-operatório.
Respeito à vontade de cada paciente, nisto reside a boa indicação da cirurgia de catarata. Informe-se com seu Oftalmologista de confiança.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário