Kids-Contacts-1-scaled

Foco na Indicação de Lentes de Contato para Crianças

A cena “tensa” é comum no consultório do Oftalmologista: o pré-adolescente, ao ser informado sobre a indicação do uso de óculos, questiona ansiosamente quanto ao uso de lentes de contato; já os pais tentam disfarçar certa aversão à ideia.

Do ponto de vista médico, não existe proibição a priori ao uso de lentes de contato por pré-adolescentes ou crianças, mesmo entre bebês. Ao contrário, pode haver indicação formal, como em casos de catarata congênita, para os quais não houver implantação de lente intraocular no mesmo ato cirúrgico. Assim como para o adulto, o uso de lentes de contato em crianças constitui-se em alternativa à dependência de óculos, principalmente nos casos de anisometropias, na prática esportiva, ou como elemento de reforço da autoestima. As particularidades que devem ser consideradas na indicação de lentes a este grupo etário são: 1) a capacidade de cada criança em fazer o uso adequado da lente de contato; bem como, 2) referir a ocorrência de eventuais problemas, como dor ocular, ou piora na qualidade da visão aos responsáveis. Entre crianças, as lentes de descarte diário, pela maior praticidade quanto aos cuidados de conservação, costumam ser as mais indicadas, mas mesmo lentes rígidas podem estar indicadas.

O Oftalmologista tem condições de propor o uso de lentes de contato a crianças, desde que, seja esta, também, a vontade dos responsáveis pelos pequenos.

Até o próximo post.

 

Giuliano Freitas – Oftalmologista.

 

Agende sua consulta num “click “.

Add a Comment

Você deve estar logado para postar um comentário