“Se o olho fosse uma máquina fotográfica, quantos pixels teria?” Não faz muito tempo, uma paciente adolescente me perguntou isto durante a consulta. Minha reposta: “Não faço ideia… mas vou procurar saber…”
Pixel, ou mais apropriadamente, megapixel, é um parâmetro para quantificar a resolução de imagens digitalizadas: quanto mais megapixels, melhor a qualidade da imagem.
Na literatura científica, não encontrei qualquer menção ao assunto, o que não chegou a surpreender…
Ao vasculhar sites especializados em fotografia, as estimativas variaram de 42 a 576 megapixels!!!.. (mais à frente, justificarei o porquê de me referir a esses números como estimativas). Supondo que o menor valor encontrado, 42 megapixels, de fato represente a resolução do olho humano saudável, ela já seria bem maior qua da maioria das câmeras comercialmente disponíveis, que raramente ultrapassam os 20 megapixels.
Este é o porquê de eu ter feito ressalvas às estimativas acima: os métodos de captação e processamento das imagens se dão por meios completamente diferentes no olho humano e nas câmeras digitais, sendo quase impossível uma comparação direta. Assim qualquer análise séria depende de uma série de pressupostos, muitos dos quais podem não estar completamente corretos; isto justifica tamanha diferença nos números encontrados.
Por mais modernas que sejam, as câmeras digitais ainda não contam muitos recursos comuns aos olhos humanos… portanto, valorize seus olhos, seu Oftalmologista pode ajudar a cuidar deles.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário