DM-Eye-4

Foco nas Alterações Oculares no Diabetes (Parte 1)

O diabetes é doença extremamente comum, assim como são comuns as interferências sobre a visão consequentes a esta doença. Por conta disso, este post e os próximos 2 serão dedicados a este assunto.

Entre pacientes diabéticos, é comum a queixa de embaçamento, apesar da aderência ao tratamento para o controle da glicemia. O que esses pacientes não sabem é que tal embaçamento, além de temporário, é uma evidência, justamente, do sucesso no tratamento do diabetes. O que ocorre é que, na vigência do diabetes mal controlado, o cristalino (uma das lentes de nossos olhos), costuma “inchar”, consequentemente, mudando o “grau” do paciente; a partir do melhor controle do diabetes, o cristalino ainda necessitará de 2 a 3 meses para voltar ao formato habitual, período no qual o paciente costuma perceber algum embaçamento. Portanto, pacientes diabéticos deveriam, idealmente, ter o melhor controle possível da doença por 2 a 3 meses antes de procurarem o Oftalmologista para a prescrição de óculos.

O inverso também pode ocorrer: um paciente, a princípio satisfeito com a nova prescrição de óculos, retorna algumas semanas após o exame, queixando-se de embaçamento. Excluindo-se novas alterações, exceto pelo novo grau, deve-se suspeitar de diabetes sem diagnóstico prévio.

O exposto acima reforça o papel do Oftalmologista não somente no cuidado com a saúde ocular, mas com a saúde geral do paciente.

Até o próximo post.

 

Giuliano Freitas – Oftalmologista.

 

Agende sua consulta num “click “.

Add a Comment

Você deve estar logado para postar um comentário