Symfony-4

Foco nas Lentes de Alta Tecnologia para a Cirurgia da Catarata

Já se foi o tempo em que a cirurgia de catarata consistia, tão somente, na substituição do cristalino opaco por lente artificial. O que se objetivava, à época, era essencialmente o restabelecimento da transparência no trajeto da luz dentro do olho. Os objetivos atuais são bem mais ousados: melhorar a qualidade da visão e, ao mesmo tempo, minimizar a dependência do uso de óculos no pós-operatório. Para tanto, tecnologias cada vez mais avançadas vem sendo utilizadas, tanto no planejamento pré-operatório, quanto na realização de cirurgias minimamente invasivas. Neste post, falarei especificamente das lentes intraoculares de alta tecnologia utilizadas nesses casos.

O primeiro refinamento tecnológico pelo qual as lentes intraoculares passaram, certamente, foi no material do qual são fabricadas: passando de rígidas, as quais exigiam grandes incisões e consequentemente suturas, a lentes maleáveis, as quais podem ser implantadas por pequenas aberturas, sem a necessidade rotineira de suturas ao final do procedimento.

Novo avanço ocorreu com aperfeiçoamento do desenho, originando as chamadas lentes asféricas, que melhoraram a focalização da imagem. Recentemente, a disponibilização de novos desenhos, como as lentes tóricas, ou as multifocais e as lentes de foco extendido, trouxeram ainda mais opções, permitindo, respectivamente, o tratamento do astigmatismo e da presbiopia.

Cada paciente, a depender de preferências pessoais e de características oculares, pode se beneficiar de alguma combinação desses modelos de lentes. O Oftalmologista com experiência em cirurgia de catarata tem condições de indicar a opção mais apropriada a cada caso.

Até o próximo post.

 

Giuliano Freitas – Oftalmologista.

 

Agende sua consulta num “click “.

Add a Comment

Você deve estar logado para postar um comentário