Apesar dos avanços ocorridos na Oftalmologia, ou do empenho de bons Médicos, há situações em que a cegueira, infelizmente, é irremediável. A pacientes nessas circunstâncias, devem ser oferecidos meios de inclusão que assegurem um estilo de vida o mais semelhante possível ao de qualquer outra pessoa.
Neste sentido, um recurso válido, mas ainda pouco comum no Brasil, é o emprego do chamado “Cão-Guia”. Trata-se de animal adestrado especificamente para auxiliar o portador de deficiência visual grave, promovendo maior autonomia, ao facilitar a locomoção por espaços de uso coletivo, públicos ou privados, como ruas, transporte público, lojas, hospitais entre outros. A legislação brasileira garante livre acesso e permanência do deficiente visual e do cão-guia a esses lugares (Lei Federal 11.126/05).
O processo de adestramento é longo e caro: filhotes de Labrador ou Golden Retriever, raças recomendadas pelo temperamento dócil e porte físico mediano, são criados por famílias, quase sempre, voluntárias até os 6 meses de idade; deste ponto em diante, o adestramento específico p/ a função de cão-guia tem início em centros especializados, levando cerca de 1 ano e meio… o custo de preparação de um animal não sai por menos de R$ 35.000,00. Apesar disto, cães-guias não costumam ser vendidos e, sim, doados. O interessado, cadastra-se em algum dos centros preparadores de cães-guias (contatos desses centros são facilmente encontrados na internet), sendo que algum tempo depois (desde algumas semanas, a poucos anos) recebe o cão-guia.
Vale ressaltar que os cães-guias têm uma “carreira” de cerca de 8 anos, depois da qual, são “aposentados”. Como qualquer pet, demandam cuidados de higiene e saúde. Na maioria dos casos, estabelece-se uma relação de companheirismo entre o deficiente visual e o cão-guia, benéfica a ambos.
Outra forma de melhor integrar o deficiente visual é a escrita em alfabeto braile, mas este é assunto p/ um próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário