Hoje é o Dia Internacional de Combate ao Glaucoma. Durante muito tempo, acreditou-se que glaucoma fosse o mesmo que “pressão alta dos olhos”. O que se sabe, hoje, é que o glaucoma é uma doença do nervo óptico, com diversos fatores envolvidos, entre os quais a pressão do olho, sendo que quanto maior o nível da pressão, maiores a chances de desenvolvimento da doença.
Na forma mais comum, o chamado glaucoma primário de ângulo aberto, a doença, a princípio, é assintomática, havendo perda progressiva e indolor da periferia da visão. Há formas presentes desde o nascimento, outras que se desenvolvem em decorrência do uso de corticóides, ou de algumas doenças oculares. Nas formas avançadas do glaucoma, em que a qualidade da visão fica irreversivelmente comprometida, para esses casos, diz-se que o paciente apresenta “visão tubular”.
O glaucoma pode coexistir com outros problemas oculares como catarata ou retinopatia diabética, devendo ser levado em consideração por ocasião do tratamento dessas condições.
O uso de colírios para redução da pressão dos olhos constitui a base do tratamento. Opções cirúrgicas costumam estar reservadas aos casos que não respondam bem ao tratamento medicamentoso.
A avaliação quanto à eventual ocorrência de glaucoma faz parte de consulta oftálmica de rotina. Informe-se com seu Oftalmologista de confiança.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário