Imaginem a situação: alguém recebe o diagnóstico de ceratocone, sendo informado que a visão é excelente em uso de óculos, mas que será necessário o acompanhamento regular c/ o Oftalmologista. Este paciente faz uma busca por “ceratocone” no Google e lê coisas do tipo “visão embaçada… necessidade do uso de lentes de contato específicas… crosslinking… transplante de córnea…”. Então, este paciente retorna antecipadamente ao Oftalmologista, receoso quanto alguma piora iminente na qualidade da própria visão. Apesar de hipotética, tal situação tem se mostrado cada vez mais comum no dia a dia dos consultórios… com ocorrências semelhantes em praticamente todas as especialidades médicas.
O acesso a informação nunca foi tão fácil e amplo como nos tempos atuais. No entanto, esta oportunidade proporcionada pela Internet tem um dark side: apresentar informações (ainda que verdadeiras) fora do contexto apropriado (as famosas “fake news” não são assunto deste post). Quando atendo a algum paciente nesta situação, costumo dizer que “…provavelmente, o ´Dr. Google´ sabe tudo sobre Ceratocone… mas não sabe onde seu caso está situado em meio a tudo isto.”
Quando o assunto é saúde, particularmente no que se refere a diagnósticos ou tratamentos, faz-se necessário uma gama de conhecimentos prévios para a devida compreensão de muitas das informações disponíveis nos meios digitais. Além disto, a adequação de condutas varia caso a caso. Por tudo isto, é que mesmo informações consistentes disponíveis na Internet não prescindem da atuação do Médico.
Não estou defendendo que as pessoas deixem de buscar informações sobre questões de saúde na Internet. O que defendo é que tais informações sejam utilizadas estritamente como um facilitador na comunicação entre pacientes e Médicos, não como obstáculo. Para tanto, a confiança dos pacientes deve continuar a ser depositada essencialmente no trabalho do Médico.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Agende sua consulta num “click “.
Conheça nosso serviço de TELEMEDICINA.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário