Algumas pessoas apresentam movimentação involuntária, incontrolável e estereotipada (de um lado para o outro na horizontal, na vertical ou realizando movimentos circulares), quase sempre, com uma fase rápida e outra lenta. A esses movimentos, dá-se o nome de Nistagmo.
Quando presentes desde o nascimento, são comuns comprometimentos importantes da visão. Na maioria desses casos, não se conhece a causa do problema; eventualmente, há associações com doenças como albinismo, catarata congênita, entre outras. Infelizmente, são poucas as opções de tratamento (por exemplo, prescrição de óculos ou adaptação de lentes de contato, objetivando a melhor visão possível, a qual pode diminuir a velocidade dos movimentos); não havendo cura.
Existem formas adquiridas, associadas a problemas de saúde de ordem geral (como esclerose múltipla, acidente vascular cerebral, traumas cranioencefálicos ou reações incomuns a medicamentos, como lítio ou anticonvulsivantes) ou ainda, abuso crônico de álcool ou drogas ilícitas. Para esses pacientes, a principal queixa visual costuma ser a percepção de imagens “tremidas”. Para alguns pacientes, uma vez controlada a condição de saúde que deu origem ao nistagmo, os movimentos podem ser amenizados, ou mesmo, desaparecerem.
O diagnóstico costuma ser feito por Oftalmologistas e a condução dos casos costuma ocorrer de maneira multidisciplinar com outros especialistas.
Este assunto foi sugerido por uma seguidora do meu perfil no Instagram, sugestões de temas são bem-vindas. Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Conheça nosso serviço de TELEMEDICINA.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
You must be logged in to post a comment