A córnea é a principal lente de nossos olhos. O transplante de córnea costuma ser apontado como aquele com maiores taxas de sucesso, dentre todos os transplantes realizados pela Medicina. Em parte, este sucesso é devido à ocorrência relativamente baixa de rejeições, bem como, à possibilidade de diagnosticar e prontamente tratar esta intercorrência, caso ocorra. A reabilitação funcional, melhorando a visão entre transplantados, é outro fator que justifica tal sucesso.
Apesar de que a quantidade de transplantes tem crescido, a recusa de doações, por parte de familiares, continua sendo um dos principais entraves ao aumento ainda mais expressivo do número de transplantes (como conclui a Tese de Doutorado de Hirlana G. Almeida, pela FM-USP, São Paulo, intitulada “Transplante de córnea no Brasil: progresso e dificuldades em 16 anos” publicada no ano passado).
Caso você tenha interesse em tornar-se doador, informe-se com seu Oftalmologista de confiança e manifeste essa intenção a seus familiares. Sua escolha pode fazer grande diferença, para melhor, na vida de alguém.
Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário