Não, o Ceratocone não tem cura infelizmente. No entanto, afirmar que não exista cura não é o mesmo que dizer que não haja possibilidades de visão normal a esses pacientes. Felizmente, há tratamento, o qual pode ser divido em duas frentes:
- Prevenção de agravamentos – Para todo paciente com Ceratocone, faz-se necessária a análise quanto a eventual agravamento (também chamado de “progressão”). Entre pacientes com 40 anos ou mais, sem Cirurgia Refrativa prévia e que não tenham, por hábito, coçar os olhos, este risco é mínimo. Para quaisquer casos, havendo evidências de progressão, o Cross-Linking costuma ser a indicação mais frequente de intervenção com objetivo de conter o agravamento. Não havendo progressão, procede-se à reabilitação visual.
- Reabilitação visual – Diferente do que muitos imaginam, há pacientes com Ceratocone e visão “normal”, mesmo sem uso de óculos ou lentes de contato. A esses pacientes, há necessidade de reavaliações periódicas somente. Para os demais, prescrição de óculos, adaptação de lentes de contato “gelatinosas“, ou rígidas, conforme o caso, são rotineiras. Em formas mais avançadas da doença, o implante de segmentos intraestromais de anel (o “Anel de Ferrara“), ou mesmo transplante de córnea, podem estar indicados. Não raramente a combinação de recursos, como Anel de Ferrara e lentes de contato rígidas, ou destas com o transplante, pode ser necessária.
As linhas gerais de tratamento expostas neste post podem ser adequadas às necessidades cada paciente pelo Oftalmologista. Até o próximo post.
Giuliano Freitas – Oftalmologista.
Conheça nosso serviço de TELEMEDICINA.
Gostou do post???… Então, por favor, compartilhe!!!…
Add a Comment
Você deve estar logado para postar um comentário