A cirurgia de catarata sob anestesia tópica (“colírio anestésico”) e sedação leve, costuma ser realizada em poucos minutos. Todo o procedimento é supervisionado por Anestesiologista, oferecendo maior segurança e conforto ao paciente.
O paciente é admitido ao centro cirúrgico em jejum de 2 horas para líquidos claros, como água ou chá, sendo de 8 horas para sólidos ou leite.
Exames laboratoriais, eletro/ecocardiograma ou de imagem não são solicitados de rotina para a maioria dos casos. Pacientes hipertensos ou diabéticos, em bom controle dessas doenças, devem fazer uso das medicações rotineiras.
Da mesma forma, usuários de aspirina, clopidogrel ou warfarina não necessitam suspender o uso dessas medicações.
Cerca de uma hora após o término da cirurgia, o paciente costuma receber alta para casa. Faz-se necessária a presença de acompanhante, maior de idade.
Exceções a estas regras são prontamente identificadas por ocasião da avaliação pré-anestésica, quando as recomendações apropriadas são apresentadas ao paciente.
Cirurgias oftalmológicas, outras, como o transplante de córnea, ou o implante de Anel de Ferrara contam com cuidados pré e pós-anestésicos semelhantes aos descritos para a cirurgia de catarata, sendo que as diferenças são devidamente discutidas na avaliação pré-anestésica, caso a caso.
Quaisquer dúvidas relativas aos cuidados anestésicos devem ser comunicadas à equipe, pois estaremos prontos a ajudar.
Adapatado de:
Macias AA, Bayes J, McGoldrick KE at al. Anesthesia for elective eye surgery. Wlatham-MA: UpToDate, 2015.