Cirurgia de Catarata, Transplante de Córnea e Anel de Ferrara

O uso dos colírios, conforme a prescrição entregue ainda no consultório, é extremamente importante.

O repouso deve ser relativo, o que significa que o paciente não necessita ficar acamado após a cirurgia, mas que deve evitar esforços exagerados, ou seja, que não o deixe ofegante. Atividade física mais intensa, como a prática de esportes ou alguns tipos de ocupação, demandam, ao menos 2 semanas para serem retomadas, na dúvida, deve ser realizada análise caso a caso. O uso de piscina deve ser evitado por, pelo menos, um mês após a cirurgia.

Leitura, uso de tablets, celulares ou assistir TV, desde que não estejam desconfortáveis estão liberados imediatamente após a cirurgia. O uso de óculos, sejam os antigos, ou os de sol, é facultativo a cada paciente.

Banho e higienização da face estão liberados para o mesmo dia, sendo recomendado evitar de molhar o olho recém-operado.

Não há necessidade do uso de oclusores oculares, no entanto, recomenda-se que o paciente não se deite com a face voltada para o travesseiro.

O paciente deve comparecer a todas as avaliações pós-operatórias e comunicar, imediatamente, ao cirurgião caso inicie com dor ou piora na qualidade da visão no olho operado.

Quaisquer dúvidas relativas aos cuidados pré ou pós-operatórios devem ser comunicadas à equipe, pois estaremos prontos a ajudar.

Adaptado de:
Shoss BL, Tsai LM. Postoperative care in cataract surgery. Curr Opin Ophthalmol. 2013;24(1):66-73.

Röck T, Bartz-Schmidt KU, Röck D. Trends in corneal transplantation at the University Eye Hospital in Tübingen, Germany over the last 12 years: 2004 – 2015. PLoS ONE 2018;13(6):e0198793.

Ameerh MA, Hamad GI, Ababneh OH, Gharaibeh AM, Refai RM, Bdour MD. Ferrara ring segments implantation for treating keratoconus. Int J Ophthalmol. 2012;5(5):586-90.

Cuidados Pós-Operatórios em Catarata Anel de Ferrara ou Transplantes

Cirurgia Refrativa e Cross-Linking

É de fundamental importância, que se mantenha o uso correto dos colírios conforme a prescrição entregue previamente à cirurgia.
Os olhos operados estarão em uso de uma lente de contato terapêutica por 5 a 7 dias, enquanto ocorre a recomposição da camada mais superficial da córnea.
O repouso deve ser relativo, o que significa que o paciente não necessita ficar acamado após a cirurgia. O uso de piscina deve ser evitado por, pelo menos, 15 dias após a
cirurgia.
Leitura, uso de tablets, celulares ou assistir TV, desde que não estejam desconfortáveis estão liberados imediatamente após a cirurgia. O uso de óculos, de sol é facultativo ao paciente.
Banho e higienização da face estão liberados para o mesmo dia, sendo recomendado evitar de molhar o olho recém-operado.
O paciente deve comparecer a todas as avaliações pós-operatórias e comunicar, imediatamente, ao cirurgião caso

inicie com dor ou piora na qualidade da visão no olho operado.

Quaisquer dúvidas relativas aos cuidados pré ou pós-operatórios devem ser comunicadas à equipe, pois estaremos prontos a ajudar.

Adaptado de:
Trattler WB, Barnes SD. Current trends in advanced surface ablation. Curr Opin Ophthalmol. 2008;19(4):330-4.

Hersh PS, Greenstein SA, Fry KL. Corneal collagen crosslinking for keratoconus and corneal ectasia: one year results. J Cataract Refract Surg. 2011;37(1):149-60.